Projeto que torna Oktoberfest patrimônio cultural do Estado será votado na sessão de Blumenau

Facebook
Twitter
Pinterest

A Assembleia Legislativa inicia nesta terça-feira( 7) em Blumenau o Programa Alesc Itinerante, que consiste na transferência temporária da sede do Parlamento catarinense para municípios do interior, com prioridade às pautas regionais. A iniciativa também marca a comemoração dos 190 anos da instalação do Poder Legislativo Estadual.

O programa foi anunciado no mês passado pela direção da Alesc e oficializado por meio da Resolução 2/2024, aprovada pelos deputados na sequência. “Será uma oportunidade de nossa bancada do Vale de ter um contato direto com a população local e regional e suas prioridades, já que nem sempre tem a oportunidade de acompanhar as sessões de forma presencial lá na Assembleia”, observa o deputado Ivan Naatz (PL), que responderá pela liderança do governo Jorginho Mello durante as sessões em Blumenau.

Naatz também é autor de projeto do lei que terá sua votação final em plenário nessa sessão itinerante e que declara a Oktoberfest de Blumenau como integrante do Patrimônio Histórico , Artístico e Cultural de Santa Catarina.O deputado avalia que se trata de um reconhecimento histórico da festa, consolidada ainda nos anos 90 como um dos maiores eventos turísticos do país, com vertente diretamente ligada à cultura e à colonização germânica.

Na mesma linha, o deputado Napoleão Bernardes (PSD), também integrante da bancada local e do Vale, terá dois projetos de reconhecimento cultural em votação final: o que declara a lingüiça Blumenau e o queijo  Kochkaese integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A sessão itinerante também dará oportunidade para entidades de interesse público regional – indicadas pelas bancadas regionais – para que se manifestem sobre suas principais necessidades e objetivos.

Em Blumenau, as atividades serão realizadas terça-feira (7) e quarta-feira (8), no Don Concept Hall, no bairro Vorsdadt. Em junho, Joinville receberá o programa, seguido de Criciúma (julho), Lages (outubro) e Chapecó (novembro).

Gostaria de Receber conteúdos exclusivOs?

*Sempre que sair conteúdo novo, será notificado