Seminário amplia debate sobre o Tratado de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia

Facebook
Twitter
Pinterest

Discutir e avaliar o papel de Santa Catarina e os avanços que a parceria entre o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a União Europeia pode trazer ao Estado é o principal objetivo do Seminário Internacional do Mercosul sobre o Tratado de Livre Comércio Entre Países do Mercosul e da União Europeia. O evento será realizado no auditório Antonieta de Barros, da Alesc, nos dias 30 e 31 de agosto, reunindo autoridades, lideranças políticas e especialistas no assunto.

O Seminário Internacional do Mercosul é promovido pela Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, presidida pelo deputado Fernando Krelling (MDB). A proposição do evento é do deputado Ivan Naatz (PL), também presidente da União Interamericana de Parlamentares (Unipa).

Naatz considera que uma ampla participação política no evento será importante para ampliar o debate e agregar conhecimentos. “O Parlamento pode contribuir também para a concretização deste momento histórico nas relações de cooperação internacional do Brasil, Mercosul, Santa Catarina e demais estados brasileiros. Dados econômicos atualizados da Fundação Getúlio Vargas dão conta que o acordo comercial poderá trazer em torno de R$ 500 bilhões a mais, em dez anos, para o PIB (Produto Interno Bruto)”, salientou.

Para Fernando Krelling, o seminário é a oportunidade de ampliar o assunto com foco nos interesses catarinenses. “A integração sul-americana está na ordem do dia. Apesar das peculiaridades regionais, das questões locais de cada país do continente, há uma questão comum, que é o desejo de comunidades emergentes alcançarem avanços significativos, que representem melhoria na qualidade de vida das pessoas. A integração, por isso, é um caminho sem volta”, comenta Krelling.

Palestras
Nos dois dias, o seminário reunirá importantes nomes na discussão. A abertura será com a presidente da Câmara do Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maria Teresa Bustamante, que aborda em palestra o tema “Oportunidades e Desafios Acordo Mercosul – União Europeia”. Na sequência, o conselheiro da Delegação da União Europeia no Brasil, Damian Lluna Taberner, fala sobre a temática “Acordo de Associação União Europeia – Mercosul”.

No dia 31, haverá palestras, mesas-redondas e debate pela manhã e a tarde com especialistas na área econômica, de inovação e relações internacionais, além de lideranças políticas. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola do Legislativo: escola.alesc.sc.gov.br.

Gostaria de Receber conteúdos exclusivOs?

*Sempre que sair conteúdo novo, será notificado