Avança na Alesc proposta para mudança do Hino de Santa Catarina

Facebook
Twitter
Pinterest

Cerca de um mês depois de apresentada , avança na Alesc, a proposta do deputado Ivan Naatz (PL) que propõe a mudança do hino de Santa Catarina. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa  autorizou a tramitação e o cronograma da matéria que tem uma meta de 30 meses para a conclusão dos trabalhos, até setembro de 2025.

Os próximos passos agora, pela ordem,  segundo o parlamentar , serão a solicitação de uma audiência pública para tratar do tema,  a instalação de uma comissão especial de trabalho, comunicação  oficial ao Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Fundação Catarinense de Cultura  sobre a possibilidade de realização de consulta pública  via plebiscito convencional ou eletrônico, o anúncio do concurso para escolha da nova letra e música do hino, homologação do resultado do concurso e encaminhamento da redação final do projeto de lei para análise das comissões permanentes da Alesc  e votação em plenário.

O deputado  Ivan Naatz aponta que o hino atual, adotado por lei estadual  em 1895, é desconhecido pela maioria da população, não retrata os valores cívicos e  a história catarinense e defende que a letra do novo hino aborde, obrigatoriamente, temas como o potencial turístico, econômico e cultural do Estado, além da geografia e as belezas naturais das regiões.

Entre 2010 e 2011, um projeto do então deputado Gilmar Knaesel (PSDB) propôs iniciativa semelhante e com a formação de uma comissão interna de debates, mas a matéria  acabou não indo adiante. “Já recebemos o apoio de diversos setores culturais e personalidades ligados ao setor musical  e o importante é que o tema seja debatido gradativamente”,  afirma Naatz .

Gostaria de Receber conteúdos exclusivOs?

*Sempre que sair conteúdo novo, será notificado